manuel rosário - gastro
manuel rosário - gastro

TÉCNICAS > EXAMES NÃO-INVÁSIVOS

Helicobacter Pilory

O CUBT (13C Urea Breath Test ou Teste Respiratório com 13C para deteção do Helicobacter pylori) é um teste simples e não invasivo que tem por objectivo determinar a presença do Helicobacter pylori no estômago. O teste baseia-se na comparação dos níveis de 13C na respiração do paciente antes e depois da ingestão de 100mg de ureia marcada com uma dose precisa de 13C. O 13C é um produto não tóxico naturalmente existente na nossa alimentação corrente. A ureia é um produto que existe no nosso corpo.

  • Para que serve um CUBT?
    Serve para detectar a presença do Helicobacter no estômago. Esta bactéria é responsável pelas gastrites e pela maioria das úlceras.
  • Quais as indicações clínicas para a sua realização?
    A utilização mais frequente do CUBT é a de verificar a eficácia após o tratamento anti-Helicobacter pylori sem ter que recorrer a nova endoscopia. Também é usado para fazer o diagnóstico inicial de infeção pelo Helicobacter pylori nos doentes em que a endoscopia digestiva alta por qualquer razão não está indicada.
  • As grávidas podem realizar um CUBT em segurança?
    Embora se possa realizar o CUBT durante a gravidez, na prática tenta-se sempre adiar o exame para depois do parto, se possível.
  • Vantagens e limitações?
    As principais vantagens do CUBT são a precisão com que diagnostica a infecção (desde que a técnica seja escrupulosamente cumprida) e a facilidade com que se faz o teste. A limitação principal é o facto de não fornecer nenhuma informação sobre as lesões presentes no estômago.
    Existem condicionantes de natureza técnica que é importante conhecer:

    • O CUBT só pode ser realizado pelos menos dois meses depois do tratamento anti-Helicobacter ter terminado (testes realizados mais precocemente podem ser falsamente negativos).
    • O CUBT pode ser falsamente negativo se o paciente tomou antibióticos durante um mês antes do teste.
    • O CUBT pode ser falsamente negativo se o paciente tomar: omeprazole, esomeprazole, pantoprazole, lanzoprazole, rabeprazole e bismuto durante as duas semanas que antecedem o teste. Existem inúmeros medicamentos com variados nomes comerciais à venda em Portugal com estas composições. Se tem dúvidas sobre este ponto, fale com o seu médico assistente. Se por alguma razão está a tomar algum destes medicamentos marque a data do teste de acordo com os intervalos de segurança acima descritos.
  • É necessária preparação?
    O CUBT não exige preparações complicadas. O seu estômago tem que estar vazio, portanto não coma nem beba nada depois do pequeno almoço. Nos meus consultórios, os CUBT são em regra realizados entre as 12-13h.
  • É necessário parar a terapêutica medicamentosa para realizar o exame?
    Pode tomar os seus medicamentos habituais à hora do pequeno almoço.
  • Como é realizado o exame?
    Vai ser colhida uma amostra da sua respiração (vai soprar para dentro de um balão) e vai tomar um comprimido. Vinte minutos depois terá que soprar para dentro de novo balão.
  • O que acontece a seguir ao exame?
    Pode comer de imediato e não há qualquer restrição à sua actividade. O relatório do teste estará disponível dentro de 15 dias.
  • Existem efeitos secundários, riscos ou complicações associados à realização de um CUBT?
    Não existem efeitos secundários ou quaisquer riscos.
  • Que convenções tem?
    Com vista a uma total liberdade de executar, durante o exame, todas as técnicas que o paciente necessita, e não apenas aquelas mencionadas nos pedidos, temos optado por não ter convenções com nenhuma entidade. Após o pagamento do exame é sempre emitido um recibo com as despesas que fez. Pode depois apresentá-lo juntamente com o pedido do seu médico para reembolso junto da sua seguradora ou subsistema de saúde.



manuel rosário - gastro