manuel rosário - gastro
manuel rosário - gastro

TÉCNICAS > EXAMES INVÁSIVOS

Injeção de Adrenalina

Consiste na injeção de adrenalina diluída no forro do intestino ou estômago em locais onde há uma hemorragia.

  • Para que serve a Injeção de Adrenalina?
    Sempre que há necessidade de com rapidez diminuir ou estancar uma hemorragia a injeção de adrenalina é um método simples e rápido. Pode ser combinado com outras técnicas tais como a aplicação de clips.
  • Como é realizada a Injeção de Adrenalina?
    Através do gastroscópio ou colonoscópio é introduzida uma agulha fina e flexível. A agulha é em seguida introduzida no revestimento interior do estômago ou intestino e é introduzida uma pequena quantidade de adrenalina diluída.

    Agulha

    Agulha

    Detalhe da agulha

    Detalhe da agulha

  • Quais as indicações clínicas para a sua realização?
    A utilização mais habitual é estancar uma hemorragia activa.
  • Vantagens e limitações?
    A vantagem principal é a rapidez e simplicidade da técnica. O facto de o material usado ser relativamente pouco dispendioso é também uma vantagem. É contudo uma solução menos duradoira que a aplicação de um clip.
  • O que acontece a seguir?
    A injeção de adrenalina é absolutamente indolor e não há quaisquer limitações de dieta ou atividade depois de se fazer a injeção. É óbvio que se injeção de adrenalina for feita no contexto de uma hemorragia há a necessidade de haver vigilância para poder detectar precocemente uma recidiva.
  • Existem efeitos secundários, riscos ou complicações associados à Injeção de Adrenalina?
    Todos os atos médicos têm possíveis complicações. A injeção de adrenalina é muito segura desde que seja respeitada uma técnica meticulosa. Existem raros casos em que houve complicações sobretudo associadas ao uso de volumes excessivos.
  • Que convenções tem?
    Com vista a uma total liberdade de executar, durante o exame, todas as técnicas que o paciente necessita, e não apenas aquelas mencionadas nos pedidos, temos optado por não ter convenções com nenhuma entidade. Após o pagamento do exame é sempre emitido um recibo com as despesas que fez. Pode depois apresentá-lo juntamente com o pedido do seu médico para reembolso junto da sua seguradora ou subsistema de saúde.



manuel rosário - gastro