manuel rosário - gastro
manuel rosário - gastro

TEMAS

Hemorroidas

Hemorroidas são veias inchadas e inflamadas à volta do ânus. Também podem existir na parte terminal do reto (a última parte do intestino grosso que conduz ao ânus).
As hemorroidas externas estão localizadas debaixo da pele à volta do ânus. As hemorroidas internas desenvolvem-se na parte final do recto e podem sair para fora através do ânus (prolapso). Na grande maioria dos casos podem espontaneamente retrair-se de volta para dentro do reto.

  • Quais são os sintomas de Hemorroidas?
    O sintoma mais comum das hemorroidas internas é sangue vermelho vivo no papel higiénico ou na sanita depois de uma evacuação. As hemorroidas internas que não entram em prolapso não são dolorosas. Quando existe prolapso, este está frequentemente associado a dor, desconforto e prurido anal.
    Podem também formar-se coágulos dentro das hemorroidas externas. Estas hemorroidas com trombos formam um nódulo duro junto ao ânus, podem inchar, sangram com frequência e são muito dolorosas. Quando o coágulo finalmente se dissolve e a hemorroida diminui de volume, a pele extra torna-se redundante, podendo ficar cronicamente irritada e causar prurido.
    Um esforço excessivo ao defecar e tentativas exageradas de limpeza agravam a situação.
  • As Hemorroidas são comuns?
    Cerca de 75 por cento das pessoas terá hemorroidas em algum momento da sua vida embora sejam mais comuns nos adultos com idades entre 45 e os 65 anos. São também são comuns durante a gravidez.
  • O que provoca as Hemorroidas?
    As hemorroidas são provocadas por um inchaço das veias retais ou do ânus. Existem vários fatores que favorecem este processo:
    • obstipação (prisão de ventre) crónica ou diarreia
    • esforço durante a evacuação
    • uma falta de fibras na dieta

    Outra causa das hemorroidas é o enfraquecimento do tecido conjuntivo do recto e ânus que ocorre com o envelhecimento.
    A gravidez também pode provocar hemorroidas, aumentando a pressão no abdómen, o que por sua vez faz dilatar as veias na parte inferior do recto e ânus. Na maioria das vezes desaparecem após o parto.
  • Diagnóstico
    Os sintomas de hemorroidas são semelhantes aos de outros problemas anorrectais tais como como fissuras, abcessos, verrugas e pólipos. A melhor maneira de fazer o diagnóstico correto é examinar o ânus e reto.
    O exame inclui geralmente um toque retal e pode também envolver uma anuscopia (um tubo curto com uma fonte de luz).
    Sempre que haja perdas de sangue pelo recto é importante que sejam feitos por um médico uma avaliação completa e um diagnóstico, uma vez que a hemorragia pode ser um sintoma de outras doenças digestivas, incluindo cancro do cólon.

    Sobretudo acima dos 40 anos de idade são importantes os exames adicionais:
    • Colonoscopia: um tubo flexível com luz chamado colonoscópio é inserido através do ânus e do reto até ao intestino delgado. O exame é geralmente feito com sedação.
    • Sigmoidoscopia: este procedimento é semelhante à colonoscopia, mas o intestino não é visualizado na sua totalidade. Por essa razão, tem vindo a ser progressivamente abandonado.
  • Como se tratam as hemorroidas?
    Simples alterações na dieta e no estilo de vida alteram e aliviam os sintomas de hemorroidas. Uma dieta rica em fibras pode tornar as fezes mais macias, reduzindo a pressão sobre as hemorroidas causadas por esforço.
    As fibras são substâncias que se encontram nas plantas. O corpo humano não consegue digeri-las, mas elas ajudam a melhorar a digestão e a evitar a obstipação. As frutas, os legumes e os cereais integrais são boas fontes de fibras alimentares.
    Existem também diversos suplementos de fibras.
    Outras alterações que podem ajudar a aliviar os sintomas de hemorroidas incluem:
    • ingestão de mais água
    • exercício moderado e regular

    Há diversos medicamentos de venda livre sob a forma de cremes ou supositórios que aliviam a dor e o prurido anal.
    Estes tratamentos só devem ser utilizados durante um curto período de tempo, uma vez que a sua utilização continuada pode danificar a pele.
  • Tratamento Médico
    Se os tratamentos de primeira linha não aliviarem os sintomas, poderão ser necessários outros tratamentos. Estes são geralmente realizados por médicos proctologistas em regime ambulatório em consultórios médicos ou hospitais. Destinam-se ao tratamento das hemorroidas internas que apresentam prolapso. Os mais frequentes são:
    • Laqueação por elásticos. O médico coloca umas faixas de borracha especiais em torno da base da hemorroida, que impedem a circulação sanguínea e provocam a necrose da hemorroida.
    • Escleroterapia. O médico injeta uma solução química dentro da hemorroida que provoca a sua retração.
    • Coagulação por infravermelhos. O médico utiliza um aplicador que transmite uma radiação intensa de infra vermelhos à hemorroida, induzindo a sua retração.
  • Tratamento cirúrgico
    As hemorroidas externas de grande volume ou as hemorroidas internas que não respondem a outros tratamentos têm que ser removidas cirurgicamente.

A reter:

  • As hemorroidas são veias inchadas e inflamadas em volta do ânus ou na parte final o reto inferior.
  • As hemorroidas não são perigosas e os sintomas geralmente desaparecem ao fim de alguns dias.
  • Após um episódio de hemorragia pelo reto é importante a avaliação completa e um diagnóstico por um médico, porque existem outras doenças graves com o mesmo sintoma.
  • Simples alterações no regime alimentar dieta e no estilo de vida, são na maioria das vezes, são eficazes no alívio dos sintomas de hemorroidas.
  • Se as medidas básicas não forem eficazes em caso de hemorroidas internas, existe uma vasta gama de tratamentos em regime ambulatório relativamente simples. As hemorroidas externas de grande volume necessitam de intervenção cirúrgica.


manuel rosário - gastro