manuel rosário - gastro
manuel rosário - gastro

TEMAS

Doença Celíaca

A doença celíaca é uma doença do sistema imunitário (doença autoimune) que impossibilita a ingestão de glúten, porque este ataca o intestino delgado. O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, no centeio e na cevada, podendo igualmente ser utilizado em produtos como suplementos vitamínicos e nutricionais, batons e alguns medicamentos. A doença celíaca é também conhecida como intolerância ao glúten.
O sistema imunitário, o nosso sistema de defesa natural, mantém a saúde do organismo, lutando contra os agentes que podem provocar doenças, como as bactérias e os vírus. Quando as pessoas que sofrem de doença celíaca ingerem glúten, o seu sistema imunitário reage a esta proteína como se fosse um desses agentes, atacando o revestimento do intestino delgado. Esta reação provoca alterações nas pequenas saliências digitiformes chamadas vilosidades que cobrem a parede do intestino, não permitindo assim que o organismo obtenha os nutrientes de que necessita.
A doença celíaca é hereditária, isto é, transmite-se de pais para filhos, podendo atingir tanto adultos como crianças. Em grande parte dos casos, a doença não chega a ser diagnosticada.

  • A Doença Celíaca é grave?
    Sim, pode ser muito grave, já que provoca muitas vezes problemas digestivos de longa duração e impede o organismo de obter todos os nutrientes de que necessita. Com o tempo, pode provocar anemia, infertilidade, ossos fracos e quebradiços, irritações de pele e outros problemas de saúde.
  • Quais são os Sintomas da Doença Celíaca?
    Os sintomas da doença celíaca incluem:

    • dor de estômago
    • gases
    • diarreia
    • cansaço extremo
    • variações de humor
    • perda de peso
    • erupção cutânea muito pruriginosa, com formação de bolhas
    • abrandamento no crescimento

    Em alguns casos, a doença celíaca não apresenta sintomas. Noutros casos, as pessoas sentem-se doentes, mas a causa não é identificada. Na maioria dos casos, a doença apresenta um ou mais sintomas, mas nem sempre sob a forma de problemas digestivos. No entanto, a presença de um ou mais destes sintomas pode não ser indicadora da doença, já que outras perturbações os podem provocar.
  • Como é diagnosticada a Doença Celíaca?
    A doença celíaca pode ser difícil de diagnosticar, porque alguns dos seus sintomas são semelhantes aos de outras doenças. Os doentes podem assim permanecer sem diagnóstico nem tratamento durante muitos anos. Se o seu médico suspeitar que pode sofrer desta doença, solicitará uma análise ao sangue. Antes da análise, terá de seguir uma dieta normal, caso contrário, os resultados poderão ser falseados.
    Se o resultado da análise indicar a possibilidade de sofrer de doença celíaca, o seu médico, para confirmar o diagnóstico, realizará uma biopsia, um procedimento que consiste em extrair um pequeno pedaço de tecido do intestino delgado. A biopsia pode ser efetuada no hospital ou num consultório.

    O médico fornecer-lhe-á instruções sobre os preparativos para a biópsia. Geralmente, não é permitido comer nem beber 8 horas antes de efetuar o procedimento. Tabaco e pastilhas elásticas são igualmente proibidos durante este período. Informe o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que possa ter, especialmente problemas cardíacos e pulmonares, diabetes ou alergias. Informe-o ainda sobre todos os medicamentos que está a tomar. Pode ser necessário interromper a medicação durante um curto período antes e depois do exame.

    Para efetuar a biópsia, o médico insere um tubo longo e estreito pela boca e através do estômago até ao intestino delgado. Na extremidade do tubo encontram-se pequenos instrumentos que o médico utiliza para cortar um pouco de tecido, que será então analisado ao microscópio para detetar sinais de eventuais danos provocados pela doença celíaca. A biopsia é feita recorrendo a um anestésico que provoca sonolência e impede a sensação de dor. Muitas pessoas adormecem durante o exame.
  • É necessária preparação?
    Não é necessária preparação especial, contudo as instruções têm que ser lidas com muita atenção para que as recolhas de fezes efectuadas durante dois dias corram com o rigor necessário. Assim que estiver na posse do kit, fico disponível para lhe dar uma curta explicação dos procedimentos.
  • Qual o Tratamento da Doença Celíaca?
    O único tratamento para a doença celíaca é uma dieta sem glúten. Se evitar o glúten, o intestino delgado conseguirá regenerar-se. Se ingerir glúten ou produtos que o contenham, a doença continuará a danificar o seu intestino.
    Exames regulares permitirão ao seu médico diagnosticar e tratar os problemas provocados pela doença celíaca. Esta pode provocar problemas como ossos fracos ou quebradiços, mesmo se estiver a seguir uma dieta sem glúten.
  • Alimentação e Dieta
    Um nutricionista, isto é, um especialista em alimentação saudável, pode ajudá-lo a selecionar os alimentos sem glúten, ensinando-o a verificar os rótulos dos alimentos e outros produtos para identificar a presença de glúten.
    O quadro que se segue apresenta uma lista não exaustiva de alimentos que pode consumir e de alimentos que terá de eliminar da sua dieta se sofrer de doença celíaca. O nutricionista ajudá-lo-á a perceber que outros alimentos pode ou não ingerir numa dieta sem glúten.

    Alimentos Autorizados
    Amaranto Frutos de casca rija
    Araruta Batatas
    Trigo mourisco Quinoa
    Mandioca Arroz
    Milho Sementes
    Linho Soja
    Leguminosas Tapioca
    Sorgo
    Alimentos que contêm Glúten
    Trigo (incluindo todas as farinhas, amido de trigo, farelo de trigo, germe de trigo, etc.) Cevada
    Centeio Triticale (híbrido de Trigo e Centeio)
    Alimentos transformados que podem conter Trigo, Cevada ou Centeio*
    Caldo em cubos ou pó Batatas fritas e outros fritos
    Hóstias Gomas e rebuçados
    Pão ázimo Carnes frias, salsichas, etc.
    Molhos e produtos com molhos Sopas
    Molho de soja

    *Grande parte destes alimentos existe em versões sem glúten. Em caso de dúvida, consulte o fabricante.

A reter:

  • A doença celíaca é uma doença autoimune que impossibilita a ingestão de glúten ou de produtos contendo glúten.
  • A doença celíaca ataca o intestino delgado.
  • As pessoas que sofrem de doença celíaca sem tratamento não conseguem obter alguns nutrientes necessários e podem vir a desenvolver outros problemas de saúde.
  • A doença celíaca é diagnosticada através de análises ao sangue e de uma biópsia do intestino delgado.
  • O único tratamento para a doença celíaca é evitar a ingestão de glúten.
  • Um nutricionista pode ajudá-lo a escolher os alimentos mais adequados.


manuel rosário - gastro