manuel rosário - gastro
manuel rosário - gastro

TÉCNICAS > EXAMES INVÁSIVOS

Polyloop

Consiste na colocação no forro do intestino ou estômago de um laço de silicone à volta do pedículo dos pólipos grandes que têm potencial de hemorragia quando se faz a polipectomia. É um ato de carácter preventivo.

  • Para que servem os Polyloops?
    Sempre que há necessidade de com segurança executar uma polipectomia (remoção de pólipo) em casos de lesões de grande dimensão há o potencial de se desencadear uma hemorragia depois de efectuado o corte. A missão dos Polyloops é de prevenir a hemorragia.
  • Como é realizada a colocação dos Polyloops?
    Através do gastroscópio ou colonoscópio é introduzida uma tubo fino e flexível dentro do qual vai o Polyloop colapsado. Ao chegar ao local desejado o Polyloop é primeiro aberto e depois fechado permanentemente no pedículo do pólipo que pretendermos remover. Em regra geral o Polyloop permanecerá agarrado firmemente ao forro do órgão até cair espontaneamente e sair com as fezes 15 dias depois. Devido à sua pequena dimensão a saída com as fezes não é perceptível.

    Polyloop

    Polyloop

  • Quais as indicações clínicas para a sua realização?
    A utilização mais habitual é fazer a prevenção duma hemorragia quando retiramos um pólipo que tenha características que sugiram a possibilidade de haver uma hemorragia.
  • Vantagens e limitações?
    A vantagem principal é o facto da sua elevada eficácia aumentando a margem de segurança das polipectomias. Uma limitação é que em locais com curvas muito fechadas podem ser difíceis de aplicar. Outra desvantagem é o custo relativamente elevado.
  • O que acontece a seguir?
    A aplicação do Polyloop é absolutamente indolor e não há quaisquer limitações de dieta ou atividade depois da sua aplicação. Como é lógico visto que os Polyloops só se usam nos casos em que nos preocupa a eventualidade de uma hemorragia fazemos sempre um protocolo de vigilância de modo a que se houver uma hemorragia possamos atuar precocemente.
  • Existem efeitos secundários, riscos ou complicações associados à aplicação de Polyloops?
    Todos os atos médicos têm possíveis complicações. A aplicação dos Polyloops é muito segura desde que seja respeitada uma técnica meticulosa.
  • Que convenções tem?
    Com vista a uma total liberdade de executar, durante o exame, todas as técnicas que o paciente necessita, e não apenas aquelas mencionadas nos pedidos, temos optado por não ter convenções com nenhuma entidade. Após o pagamento do exame é sempre emitido um recibo com as despesas que fez. Pode depois apresentá-lo juntamente com o pedido do seu médico para reembolso junto da sua seguradora ou subsistema de saúde.



manuel rosário - gastro